4 ferramentas de recrutamento em TI que estão mudando a seleção de profissionais da área

Toda empresa precisa ter um profissional de tecnologia da informação na equipe para o desenvolvimento das mais variadas funções: desde a criação de sistemas operacionais até aplicativos, saber selecionar profissionais de TI é fundamental para o bom funcionamento da rotina empresarial.

Além das tradicionais entrevistas de emprego, o recrutamento em TI está cada vez mais desenvolvido e a seleção de profissionais já conta com processos 100% digitais como você verá a seguir.

Novas demandas, novos recursos

Muitas coisas mudaram com a pandemia do novo coronavírus. Por conta do distanciamento social, a rotina da maioria das empresas foi completamente alterada: cada vez mais operações passaram a ser digitais e a maioria da equipe começou a trabalhar de casa.

Com aumento de 1,18% na demanda por profissionais de TI*, as contratações não pararam, apenas foram adaptadas à nova realidade. Foi através de reuniões digitais que muitos candidatos conseguiram uma vaga de emprego e, ao que tudo indica, essa tendência veio para ficar.

Agora, os recrutadores devem levar em consideração características que vão além da primeira impressão do encontro pessoal já que nesse novo cenário muitos profissionais nunca estiveram – nem nunca vão estar – pessoalmente com aqueles que os contrataram (situação comum para profissionais freelancers, por exemplo).

Como, então, selecionar profissionais que você nunca viu? Em quais ferramentas é possível confiar para que o recrutamento em TI seja bem sucedido?

*Dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom)


Recrutamento e seleção de profissionais de TI: conheça 4 formas para encontrar e reter bons profissionais

Acompanhar postagens de redes sociais profissionais e de negócios, como o LinkedIn, é uma ótima opção para conhecer e selecionar candidatos. Foto: Pixabay
  • Olhe para os talentos que já fazem parte da equipe


Antes de iniciar um processo seletivo para novos candidatos por que não selecionar profissionais que já fazem parte da equipe?

Este pode ser o momento ideal para promover aquele funcionário esforçado e garantir que alguém tão competente continue na empresa ao invés de procurar oportunidades em outros lugares. Nada melhor do que ter com você alguém que já está habituado com a rotina do negócio, certo?

  • Inteligência Artificial no recrutamento de candidatos


Recursos de IA são ótimos para otimizar processos e tornar tudo mais fácil e rápido, e nada melhor do que tornar processos seletivos mais ágeis e eficientes.

Nesse caso, o recrutamento pode ser feito através de bots, robôs digitais que interagem com o candidato por meio de sites ou apps, por exemplo. Ao invés de direcionar o RH para processos seletivos, é possível tornar essa tarefa completamente digital, deixando o RH livre para lidar com outros assuntos.

  • Análise de dados


Recursos de IA podem ser utilizados em conjunto com a análise de dados para selecionar candidatos. São ferramentas diferentes, mas complementares que podem ajudar muito durante o recrutamento.

A análise de dados pode ajudar o RH a obter informações como quais as principais habilidades do candidato, quanto tempo ele é produtivo e em quais horários essa produção é mais eficiente, quanto tempo esse funcionário vai permanecer na empresa, entre outros.

Além de poupar tempo da equipe de RH analisando essas informações manualmente, algoritmos utilizados na análise de dados conseguem prever comportamentos que nem sempre pessoas de carne e osso são capazes de analisar.

  • Redes sociais profissionais


Redes sociais voltadas para o lado profissional do usuário são fundamentais para quem está em busca de uma vaga de emprego, mas essas plataformas também são aliadas durante o recrutamento.

Além de disponibilizar informações importantes como experiências prévias e competências na área, é possível acompanhar projetos atuais dos candidatos e conferir na prática se aquele candidato possui o perfil que a empresa está procurando.

Em alguns casos é possível encontrar e selecionar profissionais pela internet sem a necessidade de passar por processos seletivos tradicionais, reduzindo tempo e investimentos gastos no recrutamento.

Sites profissionais para ficar de olho

– LinkedIn
Catho

Workana
99jobs
99freelas

Tecnologia entre as profissões em alta em 2021

Profissionais como programador, analista de sistemas, gerente de dados e especialista em cloud computing estarão em alta neste ano. Foto: Nappy

Algumas profissões ligadas à tecnologia estarão em alta nesta ano, indica pesquisa de mercado realizada pela consultoria de recrutamento Robert Half.

Com a pandemia, muitos processos tiveram que ser digitalizados (como o trabalho remoto, por exemplo) e, com isso, o compartilhamento de dados aumentou consideravelmente.

Em 2021, podemos esperar que profissionais como analista de sistemas, programador, gerente de dados, especialista em computação em nuvem, etc. sejam altamente requisitados.

Segundo a consultoria, entre as áreas que mais contratam esses profissionais estão mercado financeiro, varejo, telecomunicações, educação e infraestrutura, sendo que alguns salários podem passar de R$20 mil (a depender do nível de experiência do candidato).

Outras áreas que dependem diretamente de profissionais de TI são comércio eletrônico e marketing já que ambas trabalham com a experiência do usuário e a satisfação de compra em canais digitais, atividades que precisam da análise de dados para terem sucesso.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa.

Déficit de profissionais ainda é um problema para o setor

Estima-se que até 2024 vamos precisar de 24 mil profissionais de TI por ano, com o estado de São Paulo dependendo de 42,9% dessa demanda*.

Sobram vagas, mas faltam profissionais qualificados para mudar esse cenário. Em busca de reverter essa situação, iniciativas tecnológicas surgem como aliadas para formar profissionais de TI capacitados e prontos para enfrentar a competitividade que o mercado exige. 

*Segundo dados divulgados pela Brasscom.
Quer conhecer profissionais qualificados e fazer a diferença na rotina da sua empresa? Venha conhecer a  {Parças}™ , uma edtech que está fazendo a ponte entre desenvolvedores da periferia e empresas que querem contratar e gerar impactos positivos na sociedade.