Recrutamento de desenvolvedores: como a transformação digital pode auxiliar processos de R&S

Graças à transformação digital e ao uso de diferentes tecnologias para otimizar o trabalho do RH, o recrutamento de desenvolvedores e de outros profissionais de TI sofreu mudanças positivas que, ao que tudo indica, vieram para ficar. 

Estruturar processos de R&S sempre foi um grande desafio para muitas empresas. Por mais que se tenha uma ideia de como deve ser o candidato ideal, encontrá-lo não é tão fácil assim. 

Erros são cometidos durante o procedimento e meses de investimentos na busca por novos profissionais podem ir por água abaixo levando consigo tempo e dinheiro que, em muitos casos, a empresa não pode se dar ao luxo de perder.

Recrutamento de desenvolvedores: 4 erros comuns aos definir metas de recrutamento e seleção

Mesmo com tanta tecnologia disponível para auxiliar em processos de R&S, algumas empresas ainda cometem erros básicos no recrutamento de desenvolvedores. Foto: Pixabay
  • Insistir em métodos ultrapassados de R&S

Departamentos de RH estão cada vez mais atualizados sobre as principais tendências de recrutamento e seleção de candidatos. 

O tradicional currículo + entrevista presencial já não fazem mais parte do cotidiano de muitas empresas porque esse método, além de ultrapassado, revela muito pouco sobre características e habilidades do candidato. 

Na maioria dos casos, ao invés de tornar a experiência mais tranquila e fiel à personalidade do candidato, modelos tradicionais de entrevistas tendem a “travar” a conversa, limitando o momento em um jogo de perguntas com respostas de “sim” ou “não”. 

E esse tipo de resultado não é nem um pouco atrativo para nenhum dos envolvidos no R&S. 

  • Alto volume de testes no processo seletivo 

Se apenas o currículo não traz informações suficientes e realmente relevantes sobre o candidato, apostar em muitos testes durante o recrutamento de desenvolvedores também não é uma boa ideia. 

É preciso tomar cuidado para não tornar o processo desgastante e tedioso para o candidato – a intenção é despertar o interesse do profissional, não fazê-lo desistir antes mesmo do recrutamento terminar.

  • Colocar o fit cultural em segundo plano 

Saber se o candidato tem pontos em comum com a cultura organizacional da empresa é tão importante quanto conhecer suas habilidades profissionais. 

Ignorar esses fatores durante o recrutamento de desenvolvedores pode colocar todo o processo a perder. 

Para tornar o recrutamento mais ágil e eficiente, o ideal é colocar na descrição da vaga as principais características da empresa e o perfil de colaborador que se está procurando. 

Essa simples prática evita o retrabalho!

  • Focar em regionalismos 

Não é uma obrigatoriedade que o desenvolvedor trabalhe presencialmente na empresa, o que ficou ainda mais evidente com a pandemia do novo coronavírus.

É totalmente possível digitalizar processos e ter uma equipe de profissionais de alto rendimento trabalhando de casa. 

Ao invés de procurar candidatos apenas nos grandes centros comerciais como em São Paulo e Rio de Janeiro, por que não expandir as oportunidades para profissionais de todo o país?

Como a transformação digital pode auxiliar no recrutamento de desenvolvedores

Maior assertividade e eficiência para encontrar o candidato ideal e maior engajamento dos candidatos em recrutamentos a distância estão entre as vantagens da transformação digital no RH das empresas. Foto: Nappy

Evitar erros durante o recrutamento de desenvolvedores ou de qualquer outro profissional é o objetivo de todo RH. 

Além de desenvolver processos mais estruturados e específicos para cada área, o RH é responsável por otimizar o R&S e tornar a escolha de novos profissionais cada vez mais ágil, eficiente e moderna. 

É por isso que a transformação digital caiu como uma luva no momento em que as empresas mais precisavam: a pandemia acelerou processos e revolucionou a maneira de buscar, selecionar e contratar profissionais. Confira!

5 mudanças causadas pela transformação digital no RH 

  • Plataformas digitais tornaram processos seletivos mais acessíveis 

Mesmo com um processo seletivo bem estruturado, realizá-lo pessoalmente ou delimitá-lo a apenas uma região restringe a participação de candidatos e, consequentemente, as chances de conhecer mais profissionais qualificados. 

Realizar o recrutamento de desenvolvedores por meio de plataformas digitais aumenta a visibilidade do processo seletivo e garante que mais pessoas se candidatem às vagas disponíveis. 

Mesmo se for para contratar apenas um profissional, você terá a chance de ter o contato de diversos outros profissionais qualificados!

  • Maior assertividade e eficiência para encontrar o candidato ideal 

Processos digitalizados permitem que o RH crie as próprias ferramentas de seleção para filtrar os candidatos durante o recrutamento. 

E isso é ainda mais importante no recrutamento de desenvolvedores: por conter muitas informações técnicas sobre as habilidades do candidato, fica mais fácil gerir e selecionar as que mais se encaixam no escopo da vaga.

  • Maior engajamento dos candidatos em R&S a distância 

Um dos grandes desafios do recrutamento de desenvolvedores a distância é manter os candidatos engajados durante o processo seletivo. 

Algumas empresas já utilizam recursos de Inteligência Artificial em algumas etapas da seleção, como o uso de games para realizar tarefas ou resolver problemas que o candidato enfrentaria no dia a dia da empresa. 

Mas mesmo com a digitalização do recrutamento, é importante “marcar presença” durante o processo seletivo, seja mandando e-mail ou ligando para o candidato. 

Incluir o fator humano no R&S e lembrar que por trás da tela estão pessoas de carne e osso pode ser um grande diferencial!

  • Uso de dados garante mais objetividade nas contratações 

Imagine abrir um processo seletivo para o recrutamento de desenvolvedores de todo o país. 

Centenas ou até milhares de pessoas podem se candidatar para uma mesma vaga, ou seja, são inúmeras informações a serem analisadas antes mesmo do recrutamento começar. 

É aqui que a análise de dados surge para tornar esse processo menos burocrático e mais ágil, otimizando o trabalho do RH e tornando a seleção de profissionais mais objetiva.

  • Otimização do fit cultural

 Como muitos processos passaram a ser realizados às cegas, é cada vez mais importante definir e ressaltar a cultura organizacional durante o recrutamento de desenvolvedores. 

Encontrar pessoas com o fit da empresa é fundamental para o sucesso de qualquer equipe, e através de processos digitalizados essa etapa da seleção pode ser feita de maneira mais específica.Para tornar o recrutamento e seleção de profissionais na sua empresa ainda mais eficiente, clique aqui.