Contratar desenvolvedor: confira os 3 erros mais comuns

Com a alta demanda por profissionais de TI, contratar desenvolvedor passou a ser uma etapa fundamental para muitas empresas, mas se essa prática não for feita da maneira correta alguns erros vão surgir durante o processo.

Por ser uma das peças mais importantes da equipe de tecnologia, errar na contratação de devs pode custar muito caro a longo prazo: além de não progredir nas tarefas, sempre haverá aquela sensação de que o profissional não “combina” com o resto do time.

Essa sensação de não pertencimento em relação a alguns colaboradores é comum na rotina de muitas empresas e para evitar esse problema é necessário definir uma característica muito importante para a rotina empresarial: o fit cultural.

Fit cultural: fator importante para evitar erros ao contratar desenvolvedor

Também conhecido como cultura organizacional, o fit cultural é um conjunto de elementos que traduz a missão, visão e valores da empresa em ações práticas.

Empresas com um fit cultural bem estruturado possuem toda uma rede de colaboradores na mesma sintonia como se fossem um só. Através do fit cultural é possível encontrar profissionais com características e interesses em comum com os da empresa.

Na prática, a cultura organizacional é uma espécie de guia para os colaboradores, ou seja, um exemplo a ser seguido. 

Além de levar em consideração as qualificações profissionais em processos de recrutamento e seleção, priorizar elementos presentes no fit cultural garante a escolha assertiva de colaboradores e, consequentemente, evita erros durante o processo de seleção. 

Vantagens de definir o fit cultural e seguí-lo em processos seletivos

A maioria dos erros cometidos em processos de recrutamento e seleção de desenvolvedores podem ser evitados ao avaliar se o perfil do candidato condiz com o fit cultural da empresa. Foto: Pixabay
  • Equipe alinhada

Ter uma equipe alinhada com os propósitos da empresa é a meta de qualquer organização. 

Ao aplicar as características da cultura organizacional em processos de R&S as garantias de formar uma equipe coesa e com os mesmos objetivos é bem maior. 

  • Profissional certo no cargo certo

Outra consequência de definir o fit cultural é ter certeza de que os profissionais certos estarão ocupando cargos que mais têm a ver com seu perfil. 

Pode parecer óbvio, mas em muitas organizações vemos profissionais de TI realizando tarefas que não condizem com suas capacitações ou, até mesmo, com sua experiência de mercado. 

Basicamente, é querer que um desenvolvedor júnior realize funções de um profissional sênior. Não faz sentido e não vai dar certo!

  • Alta produtividade

Com colaboradores focados num mesmo objetivo a produtividade da equipe tende a ser maior e a querer ser maior. 

Os funcionários entendem que fazem parte da engrenagem que compõe a organização e que são peças fundamentais para seu desenvolvimento. Dessa forma, o sucesso de um impacta diretamente no de toda a equipe. 

  • Retenção de colaboradores

Fatores como remuneração e flexibilidade de horários são decisivos para muitos candidatos durante processos de R&S, mas não são os únicos aspectos que pesam na hora de aceitar ou não uma vaga de emprego. 

Ter certo grau de identificação com a cultura organizacional da empresa também é uma grande motivação não só para escolher uma vaga, mas também para decidir permanecer no cargo. Colaboradores que se reconhecem como parte da empresa tendem a criar um vínculo com a organização e permanecer mais tempo no cargo.

Contratar desenvolvedor: 3 erros comuns em processos de recrutamento e seleção

Um dos erros comuns de quem contrata desenvolvedor é errar na descrição da vaga: essa é a porta de entrada para os candidatos conhecerem mais sobre a empresa e sobre o cargo oferecido. Foto: Pixabay

Sem uma estratégia bem definida e profissionais que saibam o que estão procurando, contratar desenvolvedor pode ser um problema para o desenvolvimento tecnológico da empresa. 

Até mesmo grandes empresas com equipes sólidas de TI podem cometer erros ao contratar desenvolvedor ou outros profissionais da área. 

Para evitar que isso aconteça, é importante conhecer quais são as falhas que podem atrasar processos de R&S e aprender a evitá-las. Aqui, separamos os 3 erros mais comuns cometidos por empresas que querem contratar desenvolvedores, confira: 

#1 Errar na descrição da vaga

Erro comum em muitas áreas, errar na descrição da vaga pode comprometer muito a decisão do candidato, especialmente quando falamos de tecnologia. 

O ideal é apresentar os requisitos técnicos do trabalho, soft skills e hard skills necessários para assumir a vaga e fornecer informações como benefícios, horário de trabalho, entre outros. 

Para tornar a elaboração da vaga mais prática e eficiente, recomendamos pedir a opinião de desenvolvedores que já trabalham na empresa para saber se o que está apresentado na job description realmente tem a ver com o trabalho realizado na organização. 

Nada melhor do que ouvir a opinião de quem vive o trabalho na prática!

#2 Não participar ativamente dos processos de R&S 

Em grandes corporações é difícil para os líderes participarem efetivamente do recrutamento, o que não é desculpa para fazer um trabalho mal feito: nesse caso, é responsabilidade do RH definir estratégias de R&S, por exemplo. 

Mas se estamos falando de empresas menores nada impede que a liderança participe do recrutamento, seja na elaboração da vaga ou das entrevistas com os candidatos. 

Inclusive, ter alguém na equipe que seja da área de TI é um diferencial na hora de escolher bons profissionais.  

#3 Ignorar o fit cultural durante o recrutamento

Como vimos, o fit cultural é determinante para ter uma equipe coesa no que tange os objetivos profissionais e conduta empresarial dos colaboradores. 

Um erro comum ao contratar desenvolvedor é não levar a cultura organizacional em consideração ao recrutar e selecionar profissionais. 

Se a empresa preza por inovação e trabalho em equipe, não faz sentido contratar profissionais que não tenham essas características. 

Além de desperdiçar tempo e investimento durante o recrutamento, ignorar o fit cultural pode atrapalhar não só a contratação de novos desenvolvedores, mas também a organização e o relacionamento dos colaboradores que já fazem parte da equipe. 

Se você está em busca de desenvolvedor para sua empresa, clique aqui e conheça algumas das possibilidades que a {Parças}™ pode gerar para você:

Encomendar Bootcamp | Abundância de Propósito

Inscrição Bootcamp CYBER| Quebrada

Inscrição Bootcamp PRO| Ressocialização

Processo Seletivo p/ E-commerce | Loja Virtual 

Mentor(a) Voluntário de Desenvolvimento Técnico  

Mentor(a) Voluntário de Inteligência Emocional