Planejamento e seleção de desenvolvedores: processo deve ser rápido e eficiente

Imagine que sua empresa acaba de iniciar o processo para planejamento e seleção de desenvolvedores. Em quanto tempo o recrutamento deve encontrar e selecionar o melhor candidato para a vaga?

Aliás, existe um tempo ideal para encontrar novos profissionais? No mercado de TI o tempo ideal é o mais rápido possível.

Processos de recrutamento e seleção não acontecem da noite para o dia, e por mais que todas as especificações da vaga estejam em ordem e os recrutadores façam um ótimo trabalho, imprevistos podem acontecer, como o candidato ideal decidir não abandonar seu trabalho atual, por exemplo.

Inclusive, essa é uma realidade do mercado de TI onde cada vez mais funcionários estão satisfeitos com seus trabalhos, sem a intenção de trocar de empresa.

Por isso, quanto mais rápido e eficiente for o planejamento e seleção de desenvolvedores, maior será a chance da empresa contratar o profissional ideal.

O que está em jogo no planejamento e seleção de desenvolvedores

Qualquer processo de recrutamento e seleção, por mais simples que seja, leva tempo e dinheiro para sair do papel.

E se a empresa estiver procurando algum candidato para ocupar uma vaga aberta, os problemas podem ser ainda maiores porque o empreendimento depende diretamente dessa contratação.

Se a vaga que você pretende preencher for de confiança, investir em planejamento e seleção de desenvolvedores internos pode ser uma opção mais segura e eficiente. Afinal, você já conhece o trabalho daquele profissional, suas habilidades e capacidades de entrega. Assim, fica mais fácil realocá-lo para um novo cargo ou função.

De qualquer forma, o trabalho do RH no planejamento e seleção de desenvolvedores é fundamental para garantir uma contratação eficiente, especialmente porque o recrutamento é feito a partir de informações e dados sobre o candidato, não com base na intuição do recrutador!

O ideal é que o RH tenha disponível ferramentas para conseguir o máximo de informações sobre o candidato, seja no âmbito profissional ou pessoal, até mesmo porque é interessante contratar profissionais que estejam alinhados com o fit da empresa.

Processo lento de contratação de devs pode prejudicar sua empresa

A demora de processos de recrutamento e seleção de desenvolvedores pode colocar toda a produtividade da empresa em risco, especialmente em organizações que dependem diretamente desses profissionais. Foto: Unsplash

Imagine que você trabalhe com criação de games para celular. Isso significa que você precisa obrigatoriamente ter, pelo menos, um desenvolvedor de games e um desenvolvedor mobile na sua equipe.

Se o processo de planejamento e seleção de desenvolvedores for lento, o trabalho simplesmente não vai acontecer e, consequentemente, a empresa não vai funcionar como deveria.

A contratação lenta de desenvolvedores impacta diretamente na produtividade da equipe, prejudicando todo o financeiro da empresa.

Ao invés de ser uma procura desgastante e sem grandes resultados, o recrutamento deve ser eficiente, prático e rápido para evitar que a empresa ande em círculos e perca mais tempo e dinheiro nesse processo.

Para otimizar o planejamento e seleção de desenvolvedores, é possível implementar plataformas de gestão de RH e tecnologias voltadas para o recrutamento, como análise de dados e inteligência artificial, por exemplo.

Aqui, o principal trabalho de planejamento e seleção de desenvolvedores é agregar valor ao recrutamento para gerar resultados cada vez mais positivos ao contratar novos profissionais.

Dicas para otimizar o processo de planejamento e seleção de desenvolvedores

Ao invés de focar apenas no aspecto técnico da vaga, torna-la mais atrativa do ponto de vista humano é um grande diferencial das empresas de tecnologia da informação. Foto: Unsplash 

Evite erros no recrutamento 

Para não perder ainda mais tempo durante o planejamento e seleção de desenvolvedores, é muito importante se atentar a possíveis erros que possam acontecer durante o recrutamento. 

Primeiro, é preciso definir o tipo de profissional que a empresa procura. 

A vaga exige algum nível de experiência? Se sim, qual? Você está em busca de desenvolvedores desktop ou mobile? 

O candidato não tem bola de cristal, ele precisa ter todas as informações necessárias sobre a vaga antes do recrutamento começar. 

A porta de entrada para os candidatos é conferir as especificações da vaga e muitas vezes é durante esse momento que o profissional decide se vai se candidatar ou não. 

Por isso, qualquer informação errada pode prejudicar as chances de selecionar ótimos desenvolvedores.  

Otimize processos de seleção 

Já falamos aqui sobre a importância de implementar tecnologias para tornar o trabalho do RH mais eficiente. 

Com ferramentas intuitivas e com uma grande quantidade de dados sobre os candidatos, o planejamento e seleção de desenvolvedores passa a ser mais rápido, econômico e assertivo. 

Defina uma persona para a vaga 

Quem seria o candidato ideal para ocupar a vaga disponível? 

Se fosse possível “montar” o profissional ideal, como ele seria? 

Ao invés colocar na descrição da vaga apenas as especificidades técnicas do trabalho, é mais atrativo colocar características ideais do perfil do candidato. 

Por exemplo: “buscamos desenvolvedores proativos, criativos e que saibam trabalhar em equipe”. 

Características simples como essas são suficientes para atrair os candidatos ideias. 

Mas se o planejamento e seleção de desenvolvedores ainda é um problema para sua empresa, talvez o profissional que você procura esteja aqui!