Habilidades de recrutador: conheça as principais características para um RH de sucesso

O recrutador é o profissional de Recursos Humanos responsável por encontrar e selecionar os melhores candidatos para a empresa. Para que isso aconteça de maneira objetiva e eficiente, algumas habilidades de recrutador precisam estar presentes no perfil deste profissional.  

Afinal, além de ser responsável pelos processos de seleção e recrutamento, o recrutador é a base da relação entre funcionários e empregador, sendo que uma de suas principais funções é manter uma boa comunicação entre todos os departamentos da empresa. 

Será que seu RH está alinhado com as principais habilidades de recrutador necessárias para o bom desempenho desse departamento? Continue a leitura para saber mais. 

Habilidades de recrutador fundamentais para todo RH 

De certa forma, o recrutador é um “termômetro” para o bom funcionamento da organização. 

Seu trabalho não consiste apenas em encontrar bons profissionais para compor a equipe já que sua função abrange muito mais áreas do que o recrutamento. 

Como profissional do departamento de Recursos Humanos, o recrutador é alguém que sabe identificar e resolver problemas, consegue compreender as necessidades da organização mesmo que isso não esteja claro para a liderança, é um profissional multitarefas que acompanha processos de diversas áreas da organização ao mesmo tempo, entre outras funções. 

A seguir, separamos as principais habilidades de recrutador para ter um RH eficiente. Confira: 

Objetividade 

Além de encontrar e selecionar talentos, o recrutador tem a função de recrutar candidatos que estejam de acordo com a realidade cultural da empresa. Foto: Unsplash

Mesmo com tanta tecnologia disponível para auxiliar nas contratações, é o recrutador quem tem a função de analisar se o candidato está de acordo ou não com as necessidades da empresa. Foto: Unsplash

Realizar processos seletivos requer tempo e dinheiro, ou seja, quanto mais objetivo for o trabalho do recrutador mais eficiente será a busca pelo candidato ideal.

Em muitos casos a empresa precisa preencher a vaga por questões práticas de produtividade da equipe ou para dar continuidade em projetos, por exemplo. Por isso, o recrutador não tem tempo a perder. 

No entanto, isso não significa que o recrutamento será feito às pressas ou de qualquer jeito! 

Com as informações certas em mãos sobre as especificações do trabalho e o perfil do candidato ideal, o recrutador consegue realizar suas funções de maneira mais rápida e objetiva, evitando o retrabalho e a consequente demora no processo seletivo. 

Conhecimentos em tecnologia para RH 

Muitas ferramentas tecnológicas estão ganhando força para auxiliar a rotina do RH, especialmente quando falamos de recrutamento e seleção de candidatos. 

É importante que o recrutador esteja sempre atento às novas tendências e novidades da área para otimizar não apenas seu trabalho, mas o do departamento de Recursos Humanos como um todo. 

Carisma e empatia 

O recrutador é o profissional que representa a empresa nos processos seletivos e também ao longo da rotina empresarial. 

Como seu trabalho envolve o contato constante com colaboradores e candidatos, duas habilidades de recrutador para ficar de olho são: empatia e carisma. 

Lembre-se que o recrutador é o canal que liga a empresa aos funcionários e potenciais funcionários. Sem essas habilidades dificilmente as pessoas vão se sentir à vontade com esse profissional, o que pode causar impactos negativos para a organização, como a falta de gestão e conhecimento sobre a própria equipe. 

Estar atento para o fit cultural da empresa 

Como profissional de RH, o recrutador tem liberdade para tomar decisões que estejam de acordo com o fit da empresa, ou seja, ele precisa estar atento para as principais características da organização. 

Essa é uma das habilidades de recrutador ideal para processos seletivos em que é preciso identificar nos candidatos não apenas as competências necessárias para realizar o trabalho, mas também as qualidades que a empresa julga como fundamentais para compor o time. 

Boa comunicação 

Já que a maior parte da rotina do recrutador envolve o relacionamento com todos da organização, ter boa comunicação é mais uma das habilidades de recrutador que não podemos deixar de lado. 

Empatia e carisma já são pontos positivos, mas de nada adianta ter essas características se o profissional não souber se comunicar. 

Para colocar em prática as orientações da liderança e queixas ou sugestões dos colaboradores é necessário, antes de tudo, compreender o que está sendo dito.

Capacidade para analisar o todo  

Ao mesmo tempo que o recrutador representa as necessidades da empresa nos processos seletivos, é importante ter em mente que os candidatos também terão suas próprias demandas, sejam elas pessoais ou profissionais. 

O candidato ideal pode estar participando de outros processos seletivos, ou seja, também está no radar de outras empresas. 

Dessa forma, cabe ao recrutador ter essa percepção de que o candidato pode abrir mão da vaga – por melhor que ela seja – para ter benefícios que talvez sua empresa não veja como importante, como flexibilidade de horários, possibilidade de trabalhar de casa, etc. 

Por mais que encontrar profissionais qualificados seja o trabalho do recrutador, entender as necessidades dos candidatos e como a empresa pode se adequar a elas são características que devem fazer parte das habilidades de recrutador. 

Em um cenário cada vez mais competitivo, desenvolver habilidades de recrutador nos profissionais do RH é uma ótima estratégia para encontrar e selecionar os melhores talentos para a equipe!

Aqui você encontra mais conteúdo sobre processos de recrutamento e seleção de candidatos. Fique por dentro e coloque em prática táticas que podem mudar a realidade da sua empresa!