Como encontrar o dev ideal para sua empresa

Encontrar profissionais de TI qualificados e que estejam de acordo com o fit da empresa pode ser um grande desafio. Recrutar o dev ideal para sua equipe será um trabalho muito mais simples se você souber exatamente o que está procurando e se utilizar as ferramentas ideias para encontrá-lo. 

O mercado de tecnologia da informação vive um momento complexo: ao mesmo tempo em que sobram vagas, faltam profissionais qualificados para executar o trabalho. 

Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indicam que as vagas de tecnologia aumentaram 1,18% em 2020 (cerca de 14 mil postos de trabalho). 

No entanto, estima-se que a falta de mão de obra qualificada possa chegar a 24 mil funcionários por ano até 2024. 

Se sobram vagas e faltam funcionários, como encontrar o dev ideal para seu time de TI?

Dev ideal: qual tipo de desenvolvedor sua empresa precisa? 

Não existe uma regra sobre qual seria o perfil do dev ideal, pois tudo depende da necessidade da sua empresa. 

Se seu intuito é desenvolver um app de compras então o dev ideal para sua equipe não é o mesmo que desenvolve games. 

Confira a seguir os tipos de desenvolvedores que existem no mercado: 

– Desenvolvedor desktop 

– Desenvolvedor para sistemas embarcados 

– Desenvolvedor mobile 

– Desenvolvedor web 

– Desenvolvedor Front-End e Back-End 

– Desenvolvedor de games 

Antes de iniciar o processo de recrutamento do dev ideal é necessário planejar e definir muito bem quais tarefas esse profissional vai realizar. Assim, será possível economizar tempo nas fases iniciais da seleção e evitar o retrabalho em caso de ter no seu radar candidatos que não condizem com o cargo. 

Estratégias para encontrar o dev ideal para sua empresa 

A entrevista é uma das principais etapas do recrutamento. Seja presencial ou online, é uma ótima ferramenta para conhecer mais o perfil do candidato e fazer a melhor escolha para a empresa. Foto: Unsplash

Processo interno de seleção 

Será que o dev ideal que você está procurando já não faz parte da sua equipe? 

É muito comum no mercado de TI ter ótimos profissionais no time, mas em funções que não condizem com suas habilidades. 

Realizar um processo de seleção interno é bem mais econômico do que expandir o recrutamento para profissionais de fora e possibilita ao RH perceber que talvez nem todas as peças estão alinhadas da maneira correta. 

Foco na divulgação de vagas

Se seu intuito é trazer profissionais de fora para compor a equipe de TI da empresa a melhor alternativa para encontrar o dev ideal é focar na divulgação de vagas. 

O ideal aqui é ser o mais objetivo possível, mas sem deixar de lado outras questões fundamentais para ocupar o cargo que vão além da parte técnica. Por exemplo, se para sua empresa é importante saber trabalhar em equipe, então essa característica deve estar presente na divulgação da vaga. 

Já pensou se você encontra um profissional que parece ser o ideal, mas na verdade não condiz com o que você estava esperando? 

Vale lembrar que ninguém tem bola de cristal! O candidato não tem como saber o que a empresa quer se isso não estiver bem explicado logo na primeira etapa do recrutamento.

Entrevista é fundamental 

Se você chegou até a entrevista é porque está bem perto de contratar o dev ideal.

Mesmo com toda tecnologia para ajudar no recrutamento, a entrevista é etapa fundamental em qualquer processo de seleção. 

Ela pode ser feita de forma presencial ou online, e é durante esse momento que o recrutador conhece um pouco mais da personalidade do candidato – pessoal e profissional. 

O ideal é que as entrevistas sejam padronizadas para avaliar os candidatos de forma igual e justa.

Características fundamentais para todo desenvolvedor 

O desenvolvedor ideal para sua empresa é aquele que melhor se encaixar no perfil de candidato que você está procurando, mas algumas características são fundamentais para encontrar o profissional mais qualificado. Foto: Unsplash

Facilidade para se comunicar 

O trabalho do desenvolvedor é executar ideias, e para que essa função seja mais eficiente é necessário saber se comunicar e, principalmente, entender o que as pessoas estão falando. 

Erros de comunicação podem causar falhas nos programas desenvolvidos e, consequentemente, retrabalho. 

Vontade de aprender 

Outra característica que o dev ideal deve ter é a vontade de aprender coisas novas, especialmente se o desenvolvedor que você procura é do nível júnior. 

Na verdade, querer conhecer e aprender coisas novas é fundamental para qualquer profissional, independentemente da área de atuação. 

Mas para quem trabalha com TI esse pré requisito é ainda mais importante porque novas tecnologias surgem a todo momento e é interessente que o profissional esteja sempre atento a essas mudanças. 

Conhecimento na linguagem de programação utilizada 

Não temos como falar em dev ideal sem lembrar que é mais do que necessário ter conhecimento e experiência na linguagem de programação utilizada pela empresa. 

Esse é o tipo de informação que deve estar presente logo na divulgação da vaga para não correr o risco de contratar um profissional que não tem domínio dos requisitos exigidos para o trabalho. 

Inglês

Ter inglês fluente é um grande diferencial para o dev ideal. 

Como muitos programas, códigos e documentos de TI estão nesse idioma saber ler em inglês ajuda bastante durante a rotina de trabalho, mas o desenvolvedor que for fluente vai conseguir mais oportunidades na área!

Sabemos que encontrar o dev ideal pode ser um processo muito difícil e demorado. Por isso, queremos tornar essa experiência mais prática para você e sua empresa. Clique aqui e descubra profissionais que podem fazer a diferença no seu time de TI!