Parcerias para colaborador: benefícios inteligentes para toda equipe

Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas que sabem como manter os funcionários engajados e com a produtividade em alta saem na frente. Mas falar de benefícios para a equipe é oferecer atrativos além do salário: as parcerias para colaboradores são benefícios inteligentes que motivam os funcionários e favorecem o relacionamento saudável com a empresa.

Firmar parcerias com outras empresas para oferecer vantagens aos colaboradores é uma estratégia de negócios que coloca o bem-estar e a qualidade de vida da equipe em primeiro lugar.

Clientes são importantes, resultados também. Mas o colaborador é o pilar que sustenta a empresa, e sem ele nada seria possível. Por isso, gratificá-lo com algumas vantagens deve fazer parte do planejamento empresarial – desde que esteja dentro do orçamento, claro.

Como funcionam as parcerias para colaborador

Por maior que seja o salário ele não pode ser a única coisa que a empresa proporciona ao colaborador.

Passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando e interagindo com outros funcionários, gestores e tudo o que envolve o ambiente empresarial. As parcerias para colaborador surgem nessa dinâmica para incentivar cada vez mais a equipe, provando que ela é peça fundamental da organização e que sua qualidade de vida fora do trabalho também é importante.

Vale ressaltar que as parcerias para colaborador não são moedas de troca! Não estamos falando de uma recompensa, e sim de um benefício que estará disponível para o funcionário independentemente de fatores como tempo na empresa, produtividade, engajamento, etc.

Além disso, as parcerias para colaborador não devem ser vistas pela equipe como uma obrigação. O funcionário tem direito de usar os serviços da parceria, mas se não for do seu interesse a relação entre empregador e colaborador não será afetada.

Na prática, as parcerias para colaborador funcionam da seguinte maneira: a empresa firma acordos com outras empresas para oferecer benefícios aos colaboradores por um preço mais acessível.

Uma empresa de TI, por exemplo, pode reduzir o valor de seus serviços para uma academia enquanto a academia reduz o valor da mensalidade para os funcionários da empresa de TI. Assim, todos saem ganhando.

Dependendo do tamanho da empresa e de sua condição financeira, alguns benefícios são concedidos ao colaborador integralmente, ou seja, ele não paga nada para usufruir. No entanto, empresas que oferecem 50% de desconto nas parcerias para colaborador já promovem uma relação muito saudável com seus funcionários – e, de quebra, aumentam sua cartela de clientes.

5 parcerias para colaborador para implementar na empresa

Oferecer benefícios aos colaboradores fora da empresa contribui para seu desenvolvimento pessoal e, consequentemente, para sua produtividade no trabalho. Foto: Unsplash

#1 Creche/escola

Uma das principais dificuldades de muitos pais é conciliar o horário de trabalho com a educação dos filhos. Nem sempre a creche ou escola está perto do trabalho, o que faz com que o colaborador perca mais tempo indo de um lugar para o outro, podendo até mesmo chegar atrasado na empresa.

Para tornar a vida dos funcionários mais prática, firmar parceria com alguma creche ou escola próxima ao trabalho é um ótimo benefício.

No entanto, é necessário levar em consideração a realidade da sua empresa em casos de parcerias para colaboradores específicos como essa: se nenhum funcionário possui filhos em idade escolar não existe a necessidade de firmar parcerias com essas instituições.

#2 Educação continuada

Outras parcerias para colaborador que são grandes atrativos para a equipe são aquelas que promovem a educação continuada, como escolas de línguas ou cursos de pós-graduação, por exemplo.

Além de incentivar o colaborador a estudar e buscar sempre mais conhecimento, ter funcionários fluentes em outras línguas ou com mais qualificações no currículo é um grande diferencial competitivo.

#3 Academia

Outro benefício que contribui diretamente na qualidade de vida do colaborador é oferecer descontos em academias, de preferência em um local próximo ao trabalho para facilitar ainda mais a rotina do funcionário.

Em tempos de pandemia, com mais pessoas em casa esse benefício pode ser oferecido a distância através de aulas virtuais.

#4 Restaurantes

Outro item que faz parte das parcerias para colaborador é a oportunidade de pagar menos em restaurantes, lanchonetes, cafeterias ou bares.

Descontos nesses estabelecimentos não são a mesma coisa que vale refeição! Lembre-se que as parcerias para colaborador são vantagens além das obrigações que a empresa já tem com a equipe, como salário, vale transporte, vale refeição, etc.

O intuito das parcerias para colaborador é proporcionar ao funcionário vantagens oferecidas fora do ambiente de trabalho. E poder usufruir de um jantar de qualidade por um preço mais acessível certamente é bem atrativo!

A mesma dica da academia vale para o restaurante e outras atividades presenciais: a empresa deve estar atenta às novas demandas e oferecer vantagens de acordo com a realidade atual. Nesse caso, ao invés de oferecer descontos para consumo presencial, a empresa parceira pode disponibilizar condições especiais na entrega, por exemplo.

#5 Vale cultural

Antes de firmar parcerias com outras empresas é interessante conhecer as necessidades e vontades dos colaboradores. Talvez sua equipe prefira ter descontos em cinemas e livrarias ao invés de restaurantes, por exemplo.

Se esse for o caso, o vale cultural é uma ótima opção de parcerias para colaborador pois oferece preços mais acessíveis em livrarias, sebos, cinemas, teatros, shows, etc.

Como as parcerias para colaborador podem aumentar a produtividade da equipe

Equipes felizes e motivadas são equipes mais produtivas, e para essa dinâmica ser saudável o trabalho e a vida pessoal de todos devem estar em equilíbrio. Foto: Unsplash

Além de ser uma maneira efetiva de se preocupar com a qualidade de vida dos funcionários, as parcerias para colaborador são uma forma de fazer com que a equipe tenha vontade de fazer parte da empresa.

Mais do que apenas mais um funcionário, o colaborador se vê como peça fundamental para manter a engrenagem da empresa funcionando, isto é, sua relação com o trabalho muda e deixa de ser apenas uma troca (trabalho pelo salário), o que está diretamente ligado à produtividade.

Outra vantagem que não podemos esquecer sobre as parcerias para colaborador é que elas são ótimas estratégias para reter talentos já que é muito mais interessante trabalhar em uma empresa que se preocupa com seu colaborador e desenvolve maneiras para que ele esteja sempre bem, dentro ou fora da organização.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas a implementarem pacotes de benefícios na empresa!